A Operação Traíra – O Dia Em Que o Exército Brasileiro Derrotou as FARC

No dia 26 de fevereiro de 1991 um grupo de 40 terroristas do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que formavam o “Comando Simon Bolívar”, penetrou no território do estado do Amazonas. Ao chegar às margens do Rio Traíra os terroristas atacaram de surpresa o acampamento do Destacamento Traíra do Exército Brasileiro, que contava com apenas 17 militares, número muito inferior ao dos atacantes. O ataque começou com tiros de precisão que abateram as duas sentinelas armadas que vigiavam o local. Três militares brasileiros morreram e nove ficaram feridos. Armas, munições e equipamentos foram roubados.

Informações de inteligência indicaram que o ataque foi motivado pela repressão ao garimpo ilegal na região, uma das fontes de financiamento das FARC.

Imediatamente, as Forças Armadas Brasileiras, autorizadas pelo então Presidente Fernando Collor de Mello, e com o apoio do Presidente colombiano César Gaviria Trujillo, deflagraram secretamente a Operação Traíra, com o objetivo de recuperar o armamento roubado e desencorajar novos ataques.

No dia 9 de março foi realizada uma reunião entre representantes dos dois países em Leticia, na Colômbia, para traçar o plano e acertar o compartilhamento de informações.

A Força Aérea Brasileira apoiou a Operação Traíra com seis helicópteros de transporte de tropas UH-1H, seis aeronaves de ataque ao solo AT-27 Tucano e aviões transporte C-130 Hércules e C-115 Búfalo. A Marinha apoiou com um navio patrulha fluvial, que ficou baseado em Vila Bittencourt, dando apoio logístico e segurança.

O Exército Brasileiro enviou suas tropas de elite, Forças Especiais e Comandos do Batalhão de Forças Especiais e do 1º Batalhão Especial de Fronteira, para atacar a base das FARC em território colombiano, próximo à fronteira.

A operação também teve o apoio de tropas do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, Batalhão Amazonas, principal Unidade do Comando Militar da Amazônia. O Comando de Aviação do Exército transportou os combatentes em 4 helicópteros de manobra HM-1 Pantera e 2 helicópteros de reconhecimento e ataque HA-1 Esquilo.

O resultado da Operação Traíra foram 62 guerrilheiros mortos, vários capturados e a maior parte do armamento e equipamento recuperados. Desde então, nunca mais aconteceram invasões das FARC ao Brasil ou ataques a militares brasileiros.

Todos os anos, no dia 26 de fevereiro, o Exército Brasileiro homenageia os heróis que tombaram defendendo nosso território.

“As pessoas dormem em paz, à noite, apenas porque alguns homens calejados e corajosos estão dispostos a usar a força para protegê-las”.

-George Orwell

 

Receba meus textos direto em seu email clicando aqui: http://eepurl.com/dxnu01

Siga meu canal do Telegram: https://t.me/RobertoMottaOficial

Comentários